sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Rolieiro (Caracias Garrulus)


Eu sou o Rolieiro visto um casaco azul e uma capa acastanhada nas costas ,tenho um bico pequeno. Eu sou pequeno e insectívoro tenho 123 amores que nada são iguais.





Fácil de identificar pela cor azul-metálico e castanho-avermelhado.
À semelhança do Peneireiro--das-torres, vem a Portugal fazer os ninhos de Maio a Agosto, fazendo os seus ninhos em buracos de árvores de montes abandonados.















O rolieiro tem a cabeça e o ventre azuis-esverdeados contrastando com o dorso castanho-avermelhado. As asas estendidas medem de 52 a 58 cm e são negras. O corpo mede cerca de 30 a 32 cm de comprimento.



Nidificam no mês de maio, durante o verão europeu, em ocos de árvores, onde de 4 a 7 ovos totalmente brancos são postos. Após 19 dias os filhotes nascem. Ambos pais cuidam da cria. Com 28 dias, os passarinhos já estão aptos para o voo.



Os rolieiros se alimentam de pequenos vertebrados e artrópodes, entre os quais se destacam escorpiões, besouros e gafanhotos.Alimenta-se de insectos que caça nas áreas abertas da pseudo-estepe. Castro Verde é o melhor local para observar o Rolieiro.








Ver aqui:

http://wapedia.mobi/pt/Rolieiro-comum